sexta-feira, novembro 04, 2011

Instalação multimédia "Hermafrodita"_Quarta Parede/UBI

A instalação multimédia “Hermafrodita” é uma coprodução da Quarta Parede e do Mestrado de Design Multimédia/Departamento de Comunicação e Artes da UBI, que utiliza a tecnologia multi-touch para apresentação de conteúdos relacionados com a intersexualidade. A instalação terá abertura no dia 10 de novembro, às 18h, no LIMI [Laboratório de Instalações Multimédia Interativas], na UBI [Polo IV]. Poderá ser visitada e experienciada nos dias 10 e 11 de novembro, entre as 18h e as 22h.

A instalação multimédia “Hermafrodita” será apresentada no âmbito da Mostra de Projetos Multi-Touch, que decorre nos dias 10, 11, 14 e 15 de novembro, das 18h às 22h, no LIMI [Estrada do Sineiro, 6200-209 Covilhã], em que serão também apresentados projetos de alunos do Mestrado de Design Multimédia. A entrada é livre.

Hermafrodita consiste numa instalação multimédia que permite aos utilizadores explorar de uma forma interativa conteúdos relacionados com o universo da intersexualidade, através de uma Mesa Multi-Touch (TableTop). A instalação Hermafrodita surge como uma extensão do Projeto de Investigação Multi- Touch para a Criação de Instalações Artísticas, uma coprodução da Quarta Parede com o Mestrado de Design Multimédia/Departamento de Comunicação e Artes da UBI.

Este projeto transdisciplinar realizou-se em três momentos distintos – Investigação, Experimentação, Criação - e tem como principal objetivo estabelecer uma relação de reciprocidade entre a investigação científica, a criação artística e as formas de interação de um público participante. Em Hermafrodita apresentamos um olhar analítico e crítico sobre a forma como a intersexualidade tem sido abordada ao longo dos tempos. O conceito “hermafrodita” surge na biologia para designar os organismos de alguns seres vivos, animais e plantas, que possuem em simultâneo órgãos reprodutivos normalmente associados aos sexos feminino e masculino. O fato do caracol ou da minhoca, por exemplo, serem hermafroditas, não nos provoca estranheza, mas este conceito aplicado a um ser humano já levanta questões mais complexas. Questões estas que se podem sintetizar na seguinte formulação: num mundo que apenas permite o masculino e o feminino, onde se situa alguém que é os dois, ou mesmo, que
não é nenhum dos dois?

Ao falarmos da intersexualidade pretendemos objetivamente incitar uma reflexão sobre uma realidade - tantas vezes abordada como um mito – submetida ao silêncio durante séculos e que ainda hoje é alvo de preconceito e discriminação. Realidade esta que estremece os conceitos comummente aceites de “normal”, de feminino e de masculino, e nos ajuda a compreender um pouco melhor as discrepâncias entre corpo, género e identidade tão manifestas na sociedade do séc. XXI.

A Quarta Parede é uma estrutura financiada pela Direção-Geral das Artes.


A Quarta Parede criou, em coprodução com o Mestrado de Design Multimédia/Departamento de Comunicação e Artes da UBI, a instalação multimédia "Hermafrodita", cuja abertura será a 10 de novembro, às 18h, no LIMI - Laboratório de Instalações Multimédia Interativas, na Universidade da Beira Interior [Polo IV] e para a qual gostaríamos de vos convidar a estarem presentes.

Com os melhores cumprimentos,
P'la Quarta Parede
Celina Gonçalves, produção

Quarta Parede – Associação de Artes Performativas da Covilhã
sede social: rua celestino david, lote 4, r/c dto.
6200-072 Covilhã
secretariado: rua mateus fernandes, nº 135, 2ºA,
6200-142 Covilhã
tel. | fax: +351 275 335 686
e-mail:

qp@quartaparede.pt
www.quartaparede.pt | www.quartaparedecovilha.wordpress.com
www.facebook.com/quartaparede | www.twitter.com/quarta_parede

Sem comentários: