sexta-feira, maio 11, 2007

Primeiro prémio do Programa Jovens Artistas Jovens no Teatro das Beiras

A Quarta Parede, Associação de Artes Performativas da Covilhã, traz ao palco do Teatro das Beiras, Márcia Lança com o solo dos joelhos para baixo. Trabalho premiado em 2006 pelo Programa Jovens Artistas Jovens, tem como base uma sequência de desenhos nascidos no ATL da escola nº6 de Campo de Ourique em que os traços do lápis são apagados pela borracha, e como é impossível apagar sem deixar marca. Márcia Lança coloca a questão em cena, passando do suporte folha de papel ao suporte espaço. Manteve a folha de papel e trabalhou-a no estúdio fazendo-a interagir com ela. Surgiu destas experiências, que inicialmente se reduziam à transformação da matéria folha noutras matérias, uma série de acções com homens e mulheres de papel. Estas personagens são expostas a sequências de acontecimentos que determinam o seu fim ou continuação na peça. Uma cidade de papel é construída lentamente.

Márcia Lança nasceu em Beja em 1982. Estuda Antropologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa. Em 2006 recebe o primeiro prémio do Programa Jovens Artistas Jovens com o solo dos joelhos para baixo. Destaca o trabalho de intérprete com os coreógrafos João Fiadeiro (projecto Existência), Cláudia Dias (co-criação de 3 Figuras do Excesso e colaboração em Visita Guiada) e Miguel Clara Vasconcelos (co-criação de Inter_actividade). Colaborou em 2005/06 com Olga Mesa no Pôle Sud em Estrasburgo. Inicia a sua formação em Artes do Espectáculo no Chapitô (1999/02). Da formação em dança destaca ex.e.r.ce 05 no CCN de Montpellier, o curso básico de Análise do Movimento, pelo IAM (2004), o Curso de Dança Contemporânea e Pesquisa de Movimento na SNDO de Amesterdão (2003), o Curso de Pesquisa e Criação Coreográfica no Fórum-Dança (2002) e a formação contínua no C.E.M. (2001/04) Estudou Voz no Conservatório Regional do Baixo Alentejo (1998/99) e desenvolveu composição vocal com Francisco D’Orey, Catherine Rey, Meredith Monk e Lúcia Lemos.

Ficha artística

Criação e Interpretação _ Márcia Lança Colaboração Artística _ Iuri Albarran e Tiago Hespanha Desenho _ Márcia Lança Fotografia _ Iuri Albarran Vídeo Promocional _ Iuri Albarran, Nuno Correia e Tiago Hespanha Som para vídeo _ Nuno Morão Residência Artística _ Espaço do Tempo, Montemor-o-Novo Produção _ Márcia Lança e Jovens Artistas Jovens

Este trabalho teve início no contexto do LAB 12.1, em Fevereiro de 2006 no atelier Re.al, onde contou com a colaboração de Lénaïg Le Touze e com o acompanhamento de Claudia Triozzi, Pedro Costa e João Fiadeiro.

Agradecimentos _ Ana Rita Costa, Andrea Brandão, Bruno Caracol, Cristina Cartaxo, José Valério e equipa do CCB, Lluis Ayet, Meninos e Meninas do ATL da escola nº6 de Campo de Ourique, Nicolas Duquerroy, Observatório Crítico dos Jovens Artistas Jovens, Pedro Pires e Teatro Praga, Raphäel Michon, Sofia Campos e atelier Re.al, Tiago Lança.

19 de Maio no Auditório do Teatro das Beiras às 21h30

http://www.quarta-parede.blogspot.com/

http://www.teatrodasbeiras.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário