sexta-feira, maio 18, 2007

Museus cheios de vida na Beira Interior

Com o lema “Museus e Património Universal” como mote das actividades, os museus da região aliam-se aos festejos do Dia Internacional dos Museus, que se assinala hoje, com a organização de iniciativas variadas.
Em Castelo Branco, o Museu de Francisco Tavares Proença Júnior dá especial ênfase à música e à dança, “entendidas como um dos patrimónios universais dada a sua transversalidade e a presença em todas as sociedades e em todos os tempos”. Às 15h00, realiza-se a apresentação da classe de Aerokids pela Academia de Judo de Castelo. Uma hora mais tarde, é a vez da apresentação da classe de Ginástica Rítmica da mesma academia. Um workshop de danças tradicionais a cargo do grupo Cibo Mosari é a sugestão a partir das 17h00. O mesmo grupo realiza uma actuação de “Músicas do Mundo” pelas 19h00.
Paralelamente a estas actividades, será inaugurada, pelas 18h00, a exposição “TRANSFERT – obras do CAMJAP em itinerância”, dedicada à arte contemporânea, resultante duma colaboração entre o Museu de Francisco Tavares Proença Júnior e o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.

Por seu turno, o Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, preparou um programa que abrange visitas guiadas, exposições temporárias, ateliês na oficina têxtil, palestra e conferência e recitais de poesia e de música.
Ao longo de todo o dia vão decorrer visitas guiadas aos núcleos da Real Fábrica Veiga e da Real Fábrica dos Panos. Para as 11h00, está marcada uma palestra sobre “Leituras do Desenho” por José Mouga, seguida de uma visita às exposições temporárias de pintura e de arte têxtil. A comemoração prossegue com uma homenagem à memória de Maria Julieta Mouzaco Alçada Almeida Ribeiro e uma conferência a proferir por José Afonso com o tema “Um Olhar sobre o Património da Beira Interior”. À noite, a partir das 21h30, decorre um concerto a cargo de membros da Academia de Música e Dança do Fundão e Escola Profissional de Artes da Beira Interior. A finalizar as festividades, decorre um recital de poesia pelo Núcleo de Estudantes de Língua e Cultura Portuguesa.

Sem comentários: