Foi no seio de muita polémica, que o PPD/PSD, finalmente, apresentou a lista de candidatos à Assembleia da República. A informação da comunicação social é muita e dispersa, portanto, tomei o cuidado de condensar a informação disponível até ao momento, com respectiva análise pessoal.
Ponto I:
O resultado da aprovação da lista, por via secreta, é revelador da fragmentação do Partido: 59 a favor (58,4%), 37 contra e 5 abstenções. Em 2005, as listas foram aprovadas com 67% dos votos dos conselheiros nacionais. (...)
Eis a Lista Completa:
- Lisboa: Manuela Ferreira Leite - Não necessita de apresentações.
- Aveiro: António Fernando Couto dos Santos – Como acima referido, já esteve para abandonar o partido em 2007.
- Beja: João Paulo Ramôa- Como acima referido, foi ministro em governos cavaquistas, destacando-se, especialmente, pela negativa no cargo de Ministro da Educação, sendo alvo de contestação face às provas globais de acesso ao ensino superior e às propinas. Ex.-Governador Civil.
- Braga: João de Deus Pinheiro – João de Deus Rogado Salvador Pinheiro, de 64 anos foi ministro desde 1983 a 1995.
- Bragança: José Ferreira Gomes - Que apesar de ser Professor Catedrático na FCUP tem pouca ou nenhuma envolvência política.
- Castelo Branco: Carlos Costa Neves – O açoriano Carlos da Costa Neves, que abandonou o PSD Açores na sequência das Eleições Regionais de 2008, foi Ministro da Agricultura,Pescas e Florestas na curta governação de Pedro Santana Lopes. Em 2005, Carlos da Costa Neves foi cabeça de lista por Portalegre, não tendo sido elegido pelo respectivo círculo eleitoral.
- Coimbra: Paulo Mota Pinto – Foi mandatário em Abril de 2008 da candidatura de Manuela Ferreira Leite à liderança do PSD. Percebe-se logo, a sua inclusão como cabeça de lista em Coimbra.
- Évora: Luís Capoulas – Ex.-Governador Civil de Évora durante a governação de Durão Barroso.
- Faro: Jorge Bacelar Gouveia – É mandatário da candidatura a Lisboa de Santana Lopes e ficou honrado pelo convite, ao ponto de afirmar: “é um convite honroso. Acho que a candidatura de Santana Lopes é uma candidatura de esperança e de vitória para Lisboa”.
- Guarda: António Carlos Peixoto – Carlos Peixoto tem o apoio de Álvaro Amaro (Presidente da distrital da Guarda) mas João Prata (Presidente da Concelhia da Guarda) também chegou a ser possibilidade para cabeça-de-lista mas irá como número dois.
- Leiria: Maria Teresa Morais - A única mulher como cabeça de lista, excluindo a líder laranja.
- Portalegre: Cristóvão Ventura Crespo – Um dos três ex.-Governadores Civis escolhidos para cabeças de lista.
- Porto: José Pedro Aguiar Branco – José Pedro Aguiar-Branco, Ministro da Justiça do governo mal sucedido de Santana Lopes. “Nem sempre sai bem na fotografia”. Ontem referiu que o Parlamento “alberga” 250 deputados. (”pecou” por 20 deputados). Tem o demérito de ser dos mais faltosos, enquanto deputado da legislatura 2005-2009.
- Santarém: José Pacheco Pereira – Um rosto do passado, por de mais conhecido…
- Setúbal: Fernando Negrão - Não tem o apoio da distrital e, como referido, é tido como uma pessoa sem “perfil para voltar a ser cabeça-de-lista por Setúbal”.
- Viana do Castelo: José Eduardo Martins – Não é propriamente um desconhecido pelas piores razões possíveis. Durante esta legislatura protagonizou cenas lamentáveis na Assembleia da República como chamar Sócrates de “palhaço” e insultar o deputado Afonso Candal do Partido Socialista.
- Vila Real: António Montalvão Machado – Militante do PPD/PSD pelo círculo eleitoral do Porto escolhido em deterioramento de Pedro Passos Coelho.
- Viseu: José Luís Arnaut – Ministro-adjunto do “furagido” José Manuel Durão Barroso. Ministro das Cidades, Administração Local, Habitação e Desenvolvimento Regional de Pedro Santana Lopes. No rescaldo das Eleições Europeias de 7 de Junho, considerou que o PSD obteve uma “vitória clara” [recorde-se que o PPD/PSD venceu com cerca de 5% acima do PS].
- Açores: João Bosco Mota Amaral – É sobejamente conhecido pelas funções desempenhadas de deputado e pela Presidência da Assembleia da República. O Presidente Honorário do PSD e da JSD dos Açores foi, também, deputado da Assembleia Nacional do Estado Novo pela União Nacional (leia-se “o partido da ditadura”), à semelhança de Alberto João Jardim.
- Madeira: Alberto João Jardim - Dispensa, igualmente, apresentações.
- Europa: Carlos Gonçalves - É o deputado mais faltoso da legislatura que agora finda.
- Fora da Europa: José Cesário - Também, pertence ao grupo dos cinco deputados mais faltosos da legislatura 2005-2009. (...)
Sem comentários:
Enviar um comentário